Mapa do Site
 Acessibilidade

 A Companhia Celg de Participações – Celgpar, promove na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rochedo, no próximo dia 16 de março, um sábado, a partir das 9h, o Exercício Prático de Simulado de Emergência. O exercício é uma ação preventiva destinada apenas para pessoas que estão na Zonas de Autossalvamento (ZAS) no Povoado de Rochedo, pertencente ao município de Piracanjuba, e tem por objetivo orientar e capacitar a população sobre como agir em uma eventual situação de emergência. O exercício conta com apoio logístico das Defesas Civis do município de Piracanjuba e do Estado de Goiás e com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar.

Como preparativo, a Celgpar, em parceria com a empresa mineira Enemax Engenharia e Consultoria, especializada em prevenção, mapeamento de riscos e monitoramento de segurança em barragens, os moradores da localidade, donos de chácaras e lideranças políticas, sociais e religiosas da região estão sendo convidados para uma reunião preparatória para o exercício simulado. Este encontro acontece no próximo sábado, dia 02 de março, a partir das 9h30 na Escola Estadual Dona Clotilde Costa, localizada a Av. Coronel Josué Costa e Silva, s/n, Povoado de Rochedo, Piracanjuba/GO.

A iniciativa integra o Plano de Ação de Emergência, denominado PAE, previsto na Lei Federal nº 12.334/2010 (alterada pela Lei nº 14.066/2020), da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), ora em aplicação pela Usina de Rochedo. O Plano contempla diversas fases, como o cadastramento das pessoas que moram próximas à área da Usina, a instalação das sirenes na Usina de Rochedo, palestras orientativas e visitas aos moradores. Na reunião do dia 02 de março, a população será apresentada a mapas com as rotas de fugas, à importância de obedecer a sinalização e aos avisos sonoros e entender os motivos essenciais para se concentrar no ponto de encontro em uma eventual situação real de emergência.

É sempre importante reforçar que a PCH Rochedo é monitorada permanentemente por equipes especializadas e pelos órgãos reguladores, como Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, a estrutura passa por inspeções e manutenções preventivas e de rotina para sua conservação e segurança, não tendo sido registrados acidentes ou incidentes relacionados à segurança da barragem. Esta iniciativa é uma exigência prevista na legislação que regula as barragens, como forma de prevenção de acidentes e conscientização da população que circunda os empreendimentos.

Rua 88-A, Quadra F-37, Lote 13, nº 116, Setor Sul, CEP 74085-020, Goiânia - GO

© 2024 CELGPAR - Todos os direitos reservados